18 de março de 2011

Livres do Cativeiro

Texto Base Salmo 126
Cativeiro na vida cristã é sinônimo de sofrimento, exílio, dor, pecado, provações, lutas, aflições. Lugar onde não tem vida, antes sequidão e morte. Ez. 37:1-2

Os judeus são tão apaixonados pela Eretz Israel (Terra de Israel) que ao se casarem quebram taça sobre
seus pés, significando que a alegria verdadeira somente na sua pátria. Ver. Salmo 137. É impossível ser feliz no cativeiro, é impossível ser feliz no exílio, é impossível ser feliz longe de casa.
O poeta brasileiro Gonçalves Dias descreveu bem a saudade de casa, na sua “Canção do Exílio”. Nós, servos de Cristo Jesus também sentimos saudades de casa. Estamos longe de nossa pátria e por isso vivemos nossos conflitos cotidianos, nossas angústias, lutas, provações, aflições, porque habitamos em terra estrangeira.

O livramento necessitam de três pré-requisitos básicos:
1. Precisamos sentir incomodados o suficiente para bater à porta de Jesus, até recebermos dele a solução. Sl. 120:5-6; Lc. 18:7
2. Arrependimento. 1Rs. 8:46-53
3. Oração por aqueles que causaram nosso cativeiro ou até aumentaram nele a nossa dor. Jó 42:10

A vitória é sempre coletiva, mas o trabalho é individual, repare o leitor que todos os versículos do Salmo 126 encontra-se no plural, com exceção do v. 6. Levar a mensagem é tarefa individual de cada crente.

Pedro Santa Inês, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário